EX-PREFEITA
DE JEREMOABO É DENUNCIADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL POR IRREGULARIDADES EM
LICITAÇÃO
Fonte:tcm.ba.gov.br
4 de abril de 2017
Na sessão desta terça-feira (04/04), o
Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao
Ministério Público Estadual contra a ex-prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá
Lima Carvalho, para que seja apurada a prática de ato de improbidade
administrativa em processos licitatórios realizado no exercício de 2013. Por
unanimidade, os demais conselheiros acompanharam o parecer do relator,
conselheiro substituto Cláudio Ventin, que também imputou multa de R$25
mil à gestora.
A denúncia formulada pelos vereadores Antônio José dos Santos e Jairo Ribeiro Varjão apontou irregularidades em dois pregões presenciais, que tiverem por objeto a aquisição de pneus, câmaras de ar, protetores, materiais e peças para veículos, no total de R$ 679.014,71.
A relatoria destacou o fato de que, embora os certames tenham recebido a mesma divulgação, nas mesmas datas e mesmo objeto, estranhamente as empresas José Audair Alves dos Santos – ME e Miguel Otacílio da Silva – ME participaram de licitações diferentes, permitindo que cada uma saísse vencedora de um dos procedimentos. Além disso, em nenhum dos certames a gestora realizou pesquisa de mercado, com a devida cotação de preços dos bens pretendidos, o que facilitou a prática de sobrepreço pelas duas empresas contratadas.
O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, destacou a existência de indícios de que “as compras realizadas pelo Município ocorreram num valor superior à cotação de mercado, o que ensejaria dano ao erário”.