13/08/2024

Salve Irmã Dulce dos Pobres (13): O Anjo Bom da Bahia

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

Irmã Dulce dos Pobres, carinhosamente conhecida como o "Anjo Bom da Bahia," é uma figura emblemática e venerada, cuja vida e legado são fontes de inspiração para muitos. Nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, Irmã Dulce dedicou sua vida ao cuidado dos mais necessitados, tornando-se um símbolo de amor e caridade.
Desde jovem, Maria Rita demonstrou um profundo desejo de ajudar os pobres e doentes. Aos 13 anos, começou a acolher pessoas carentes em sua própria casa, transformando a residência da família em um abrigo improvisado. Esse ato de compaixão precoce foi apenas o início de uma jornada extraordinária de serviço ao próximo.
Após peregrinar durante uma década levando os seus doentes por todos os cantos da cidade, em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio para alojar cerca de 70 enfermos que a acompanhavamA iniciativa é lembrada pelo povo baiano até hoje, que prega que a religiosa construiu o maior hospital da Bahia a partir de um galinheiro.

Milagres de Irmã Dulce

Um dos milagres atribuídos a Irmã Dulce ocorreu em 2001, envolvendo Cláudia Cristina dos Santos, uma mulher de Sergipe. Após dar à luz, Cláudia sofreu uma grave hemorragia que não cedia aos tratamentos médicos por 28 horas. Neste momento, os médicos já não sabiam mais o que fazer. Claudia, tendo recebido a visita de um padre devoto de Irmã Dulce, leu a oração dedicada à mesma. Junto a familiares, rezaram fervorosamente pedindo sua intercessão. Milagrosamente, Cláudia se recuperou, e os médicos não conseguiram explicar sua cura.

Em 1933, Maria Rita ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, adotando o nome religioso de Irmã Dulce. Sua missão de caridade ganhou força à medida que ela se envolvia em diversas iniciativas sociais e de saúde. Em 1949, Irmã Dulce fundou o que viria a se tornar as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do Brasil.
Um outro milagre que ratificou a canonização de Irmã Dulce foi a cura do músico José Maurício Moreira em Pernambuco. Em 2014, ele voltou a enxergar depois de 14 anos, após pedir à Irmã Dulce que aliviasse as dores de uma conjuntivite. O milagre aconteceu quatro horas depois do seu pedido.
 Capela de relíquias que guarda o túmulo de Irmã Dulce

Capela de relíquias que guarda o túmulo de Irmã Dulce

Capela de relíquias que guarda o túmulo de Irmã Dulce

SANTUARIO SANTA IRMÃ DULCE DOS POBRES

A Jeremoabo TV esteve  no Santuário de Irmã Dulce, mostrando de perto as celebrações em homenagem à Santa dos Pobres, ao lado dos fiéis, registrando a devoção e fé em um local que simboliza o amor e a caridade deixados por Irmã Dulce. 

Que o legado do Anjo Bom da Bahia continue a iluminar nossos caminhos e a nos motivar a sermos agentes de mudança positiva em nossas comunidades.

JEREMOABO TV - JUNTO A VOCÊ
VÍDEO
13-08-2024 Dia de Santa Dulce dos Pobres

História de Irmã Dulce