"Festival de Choro em Juazeiro: Uma Homenagem a Pixinguinha e à Música Brasileira"
Fonte: JV PORTAL ; JEREMOABO TV
RP: 9291/BA
Representantes do Choro
No dia 23 de abril de 2025, Juazeiro celebrou com entusiasmo o Dia Nacional e Municipal do Choro, homenageando o legado de Pixinguinha e a rica tradição do chorinho brasileiro.
O evento, idealizado pelo músico juazeirense Silas França desde 2015, consolidou-se como uma das principais manifestações culturais da cidade.
Lázaro, Targino Gondin, Flávio Passos e Hélio Meireles
O evento, contou com atrações como o cantor Silas França, a cantora Wênia Trindade, vencedora do Prêmio Geraldo Azevedo; o músico Rogério Leal; e o gestor cultural João Leopoldo, referências no gênero samba-canção.
A comemoração ocorreu no pátio do Museu Regional do São Francisco, reunindo músicos locais e amantes do choro em uma roda musical vibrante. O repertório incluiu clássicos como "Carinhoso", "Tico-Tico no Fubá", "Brasileirinho" e "Noites Cariocas".
O Dia Nacional do Choro, assim como o Dia Municipal, foi instituído no dia 23 de abril em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras mais representativas desse ritmo musical. A data integra o calendário de Juazeiro por meio da Lei Municipal do Chorinho, aprovada pela Câmara Municipal em 2019.