18/11/2008

11ª SEMANA CULTURAL OS SERTÕES – UMA HISTÓRIA SEM FIM
Jovino Fernandes

A nossa evolução biológica reclama a garantia da evolução social. Estamos condenados à civilização. Ou progredimos, ou desaparecemos. A afirmação é segura." - Euclydes da Cunha.

No período de 23 A 30 novembro de 2008, na cidade de Euclides da Cunha, Bahia, estará ocorrendo a 11ª Semana Cultural Os Sertões – Uma história sem fim, sendo que no mesmo período e local, acontecerá concomitantemente o 10º Congresso Os Sertões, que reunirá estudantes e professores universitários e do ensino médio, para através de aulas práticas e teóricas debaterem as temáticas euclidiana e canudense.

Durante o evento, que reunirá também alunos e docentes de outros municípios da região, como Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Tucano, Araci, Rodelas, Canudos, Uauá, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Serrinha, Juazeiro, Itapicuru, Valente, Jeremoabo, Quijingue, Crisópolis, Chorrochó, Nova Soure, Senhor do Bonfim, Santa Luz, Conceição do Coité, Retirolândia, Macururé, Paulo Afonso, Abaré, Alagoinhas, Paripiranga, Fátima, Feira de Santana, Salvador, São José do Rio Pardo-SP e Cantagalo-RJ, estarão sendo desenvolvidas inúmeras atividades culturais, e acadêmicas, tais como: exposições de artes plásticas, mostras fotográficas e de artesanato, exibição de documentários, áudio-visual, apresentação de cultura indígena, encenações teatrais e cantorias, além de diversas palestras e debates sobre a temática Canudos

Criada com o objetivo de estimular a reflexão crítica e contribuir para a divulgação e preservação da memória histórica e cultural da região sertaneja, a Semana Cultural Os Sertões, enseja igualmente aos participantes e convidados a oportunidade de discutir a sofrida realidade do semi-árido nordestino, com o intuito formar uma cidadania consciente e identificada com a sua história e com o seu universo cultural.



Por que será que em nossa terra (Jeremoabo) não acontecem eventos como este?
Será que Jeremoabo como cidade mãe não possui história?
Quantos pai nossos e ave marias teremos que rezar ainda?
Será que falta rezar o Creio em Deus Pai de traz para frente para que coisas boas aconteçam em nossa terra?
Talvez alguns achem que o povo desta terra sofredora só entenda de : beber, cair e levantar, puxar rabo de boi e andar de cavalo.

Visão de quem não valoriza a cultura

"Nosso desejo um dia se tornará realidade, onde teremos orgulho de ver nossa querida Jeremoabo no patamar que ela merece".