07/08/2009

DETENTOS
Cristina Fam

Passado quase 20 anos de solidão política ex-presidente volta à casa que o aprisionou; ficando fora da política por oito anos, ignorado, volta ex-detento político, não sabemos a que veio. Ribamar depressivo e senil, o outro roxo de raiva, lembra cangaço, é a crise! Nos países onde a ética existe corrupto renuncia, ladrão vai pra cadeia.

No bom dia escuto acusações que vem lá do senado, indigestão política o personagem Ribamar entra na questão; corrupção é pedra no saco; senador chuta aquele que de roxo muda de cor de tanto puxa/encolhe. A TPI (tensão para-Impeachment) volta à tona; lembrança do passado malsucedido onde, diversos planos implantados demonstrando sua incompetência, e, o inesquecível “fora Collor” onde fui cara pintada, e, o povo brasileiro numa demonstração democrática colocou aquele que feriu a constituição no olho da rua, faltou à cadeia; mas, ainda dói o trauma da cassação, desequilibrado nervoso estava, tremulo não disfarçava a ira, mandava que Pedro engolisse aquilo que nem ele conseguiu digerir; ainda tem lua-de-mel com Lula, justamente o responsável do bota fora, estranho! Parece mais um namoro escandaloso, pegada no saco de aço, política brasileira.

Que o governo além do auxilio moradia para casa dos detentos, deveria contratar psiquiatra é bom lembrar que com doido não se brinca. Anos de roubalheira fazer pé de meia é profissão perigo.

Conheço a pobreza do político, primeiro tem que empregar família, sim, burrice de parente é algo escandaloso, terrível, o parasita não serve pra nada e nada faz; você já viu parente de politiquinho ter sucesso fora da mesma, é um verdadeiro atestado de incapacidade além de beneficiar as empresas, reparte o bolo.

Ribamar diz: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. Família problema, neta que tem namorado desempregado, olha ai o tamanho da crise quer prova maior! Um bom partido é coisa difícil.

Calheiros todo cheio de direito mistura de gângster com Lampião, azoando os colegas do poder. Já Ribamar permaneceu calado como todo político esperto. Não é a sua briga, ainda. Estão brigando mesmo por quê?

Lembro o juiz Lalau, coitado morreu; teve que voltar ao Brasil para pagar conta de energia da mansão, sem dinheiro a filha passou apuros.

Quando os navios negreiros por aqui aportaram trazendo os escravos, muito fizeram fortunas. O tempo não mudou a arca da corrupção instalada na política brasileira, atracou em Brasília; casa de detenção; parece mais tráfico de políticos escravos tudo é negociado; desde candidatos sujos que seguem do poleiro direto para a vitrine do galinheiro, e cadeira cativa de presidente, péssimo exemplo que ouvimos a todo instante, basta ligar a TV é o prato do dia. Vestido em listra o detento mantém sua marca registrada, é galinhada!

Ainda sou obrigada a votar; sendo o voto obrigatório, a corrupção vira baderna. Estou cansada de tanta impunidade. Esperamos respeito, seriedade, honestidade é o sonho do povo brasileiro, mas o que fazer com tanta corrupção?