
O Enem avalia o desempenho do aluno ao terminar o ensino básico porque aborda o conteúdo dado no ensino médio. Além disso, os estudantes podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade.
Em primeira mão, estamos disponibilizando sentença prolatada pelo o Juiz da 51a. Zona Eleitoral de Jeremoabo, INDEFRINDO registro de candidatura do Sr. João Batista Melo de Carvalho, conforme anexos.
Logo mais, estaremos informando com mais detalhes como será conduzida a corrida da sucessão municipal.
O quadro sucessório este ano em Jeremoabo está um tanto diferente dos pleitos passados; basta verificar o detalhe das candidaturas majoritárias. Se de um lado, temos um ex-prefeito tentando o seu terceiro mandato, Tista, que é filho natural de Jeremoabo, assim como seu vice, Pedrinho; do outro, se tem um cidadão conhecido no meio comercial, mas nem tanto no político, inclusive é Sergipano, Derí que tem como seu vice um Jeremoabense, Marco Dantas.
Há de se levar em conta ainda, que Tista, mesmo chegando ao poder, caso seja liberado pela justiça eleitoral e sendo eleito, correrá o risco de não poder governar sua terra pela terceira vez, em face dos diversos processos que tramitam no poder Judiciário contra si, no âmbito estadual e federal e por já ter sido prolatada sentença em um deles, lhe suspendendo os direitos políticos por 03 (três) anos, cuja ação, por força também de recurso, encontra-se pautada para julgamento na quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça/Bahia, para o dia 27 do mês em curso.
Como se vê, o ex-prefeito, desta vez, poderá está iniciando involuntariamente, sua decadência política e embora esteja ao lado de uma ainda tida como liderança no ranque político de Jeremoabo, assim como ele próprio, João Ferreira, que é pai de seu Vice – de Tista, claro, Pedrinho; parece que não está conseguindo salvar seu companheiro do labirinto em que se meteu. Mas, poderá sim, dadas as circunstâncias, retornar ao comando geral da política de seu município, mesmo que figurativamente com Pedrinho que, evidentemente, assumiria os destinos do governo municipal.
Todavia, em meio a este desconforto, o candidato da coligação “06 de julho” – Tista persiste com sua confiança e tem feito de tudo para se sustentar, não só como a cabeça de sua chapa, mas também e principalmente junto aos seus eleitores; embora nos bastidores, é provável, que já estejam trabalhando em busca de um nome para lhe substituí, após 25 do mês vindouro, na hipótese do TSE lhe tornar inelegível definitivamente.
Acontecendo isso, João Ferreira concordaria e se contentaria que seu filho Pedrinho continuasse como Vice? Não exigiria que ele passasse para a cabeça; sendo, obviamente, o candidato a Prefeito e Tista indicaria um Vice? Alguém está ou estaria no meio dos dois (Tista/João) para exigir ou forçar que Pedrinho fosse Vice e haver a aceitação da pessoa para substituir Tista?
Enquanto não chegar esse dia as dúvidas, os receios, as esperanças, as tristezas e alegrias se digladiam em ritmo acelerado no ringue erguido para uma batalha, cujos vencedores poderão ser: os caprichos, o ódio, a cobiça pelo poder; desavenças pessoais, familiares ou meramente desejos políticos; e os perdedores, como sempre, serão: o povo, o eleitor, a cidade, o município, o desenvolvimento e o progresso. Qualquer que seja a situação, uma coisa é certa, todos eles estarão sendo o palco da peça escrita, montada e executada; por atores, produtores e patrocinadores de uma olimpíada chamada disputa eleitoral. É bom frisar que a peça tem títulos e subtítulos: PEDIDOS DE REGISTROS DE CANDIDATURA – impugnações, recursos, decisões, julgamentos, sentenças, acórdãos; isto sem se falar em agravos de instrumento e regimental, etc.
E as eleições estão próximas: decida-se, eleitor; pra onde vai, onde fica. Deixe a indefinição com eles; analise bem os candidatos e use sua plena consciência. São quatro anos de felicidade ou pesadelo sem trégua. A caminhada é rápida, mas a estrada é longa; pense nisto. O futuro de sua terra e de todos nós depende de você. Não hesite e jamais pense em anular seu voto; ele é sua arma fatal: benéfica ou mortífera, pra você mesmo
A Apelação Cívil que tramita na Quarta Câmara Cívil na cidade de Salvador-BA, contra o candidato Tista, foi adiado na data de hoje (20/08/08), estando em pauta para julgamento no próximo dia 27/08/08, conforme dados abaixo.
Número do Processo
16946-1/2008
Tipo Ação
APELACAO CIVEL
Órgão Judicial
QUARTA CÂMARA CÍVEL
Data Entrada
26/03/2008
Processo Origem
1924849-3/2008
Processos Apensos
Documentos do Processo
Partes
Advogados
MINISTÉRIO PÚBLICO Qualificação: APELADO
JOAO BATISTA MELO DE CARVALHO, EX - PREFEITO MUNICIPAL DE JEREMOABO
Qualificação: APELANTE
BRUNO GUSTAVO FREITAS ADRY (RJ-119919)
ANA CLÁUDIA DE CASTRO ADRY (BA-22360)
ANDRÉ REQUIÃO MOURA (BA-24448)
MANUEL ANTONIO DE MOURA (BA-8185)
MICHEL SOARES REIS (BA-14620)
LEONARDO CANDIDO COSTA Qualificação: PROMOTOR PUBLICO
Data
Movimentação Complemento
20/08/2008
ENVIADO PARA PUBLICAÇÃO NO DPJ
DATA A SER PUBLICADO:21/08/2008
TIPO DE PUBLICAÇÃO:PAUTA DE JULGAMENTO
20/08/2008
INCLUSÃO EM PAUTA
DATA DA SESSÃO:27/08/2008
20/08/2008
JUNTADA DE PETIÇÃO
PETIÇÃO:49158-5/2008 - JUNTADA DE SUBSTABELECIMENTO
20/08/2008
JULGAMENTO ADIADO
13/08/2008
PUBLICADO PELO DPJ
DATA PUBLICADO:14/08/0008
TIPO DE PUBLICAÇÃO:PAUTA DE JULGAMENTO
13/08/2008
ENVIADO PARA PUBLICAÇÃO NO DPJ
DATA A SER PUBLICADO:14/08/2008
TIPO DE PUBLICAÇÃO:PAUTA DE JULGAMENTO
13/08/2008
INCLUSÃO EM PAUTA
DATA DA SESSÃO:20/08/2008
30/05/2008
ENTRADA DE PROCESSO
Obs: INCLUIR EM PAUTA Destino: QUARTA CÂMARA CÍVELOrigem: GAB. DES. ANTONIO PESSOA CARDOSO
29/05/2008
SAÍDA DE PROCESSO
Obs: Inclusão em pauta - Rev.Destino: QUARTA CÂMARA CÍVELOrigem: GAB. DES. ANTONIO PESSOA CARDOSO
FONTE:http://www.tjba.jus.br/site/index.wsp
ORIENTAÇÃO PARA ACESSAR
Como verificar: Entra no site com o endereço acima (azul), clicar em Consulta Processual. Instância: Marque segunda grau. Pesquisar: Nome da parte (segundo quadro). Colocar Nome da parte (Nome desejado completo). Depois é só digitar à senha. Abrindo à página, clique em cima do número do processo. Fazendo isto, você terá o nome dos candidatos que você deseja.
1- Realizadas as convenções, requeridos os registros de candidatura a Prefeito, Vice e Vereador; apresentadas as impugnações e expirados os prazos, inclusive o das decisões (16/08/08). Notadamente em relação ao candidato a Prefeito João Batista Melo de Carvalho “Tista” aqui em Jeremoabo que teve seu registro deferido, contrariando o Ministério Público eleitoral e a Coligação “Jeremoabo de TTodos Nós” que tem como candidatos a Prefeito e Vice, Deri e Marco Dantas, respectivamente, impugnantes do ex-prefeito, a campanha da eleição municipal 2008, pode se dizer, já está em plena marcha.
2- Primeiro, foi inaugurado o Comitê da Coligação denominada “Jeremoabo de Todos Nós” a qual pertencem os candidatos Derí, Prefeito; Marco Dantas, Vice. Depois, foi a vez da “06 de Julho”, que tem sua chapa majoritária composta por Tista, Prefeito e Pedrinho de João Ferreira, Vice.
3- Em, 16 de agosto/08 (sábado), data em que saiu oficialmente a decisão que deferiu o pedido de registro de sua candidatura, Tista realizou uma caminhada à noite, pelo centro da cidade rumo a Rua da Alegria, onde aconteceu a concentração; e (domingo) 17/08/08, foi a vez de Derí realizar o seu primeiro e oficial Comício na cidade. A carreata partiu do seu posto (Paloma) com destino ao terminal rodoviário, concentrando-se em frente ao Bradesco, local onde aconteceram os discursos.
4- Pelo visto e tendo em vista a movimentação dos candidatos, embora se pregue e se ache ainda que Tista seja franco favorito; a situação, a depender de como vai se comportar daqui pra frente e qual será sua estratégia a partir de hoje, data do comício acima citado, Derí poderá ser impulsionado e tentar reverter completamente o favoritismo de seu adversário e, quem sabe, até mesmo derrotá-lo nas urnas em 05 de outubro vindouro.
5- A maratona, evidentemente, e a tarefa, podem se apresentar um pouco difíceis; todavia, não se pode dizer e achar que é impossível. Já vimos, em eleições passadas, candidatos que praticamente que se consideravam ganhos, perderam a eleição; como foi o caso do próprio Tista em 1992 e Lula de Dalvinho em 2004. No primeiro caso (1992), eis a curiosidade: Lula, apoiado por João Ferreira e Dr. Spencer, derrotou Tista. Já no segundo, Lula que foi apoiado por Tista e perdeu a eleição para seu cunhado Dr. Spencer, que foi apoiado pelo mesmo João Ferreira; que hoje apóia Tista que tem como seu Vice, o filho dele (de João), Pedrinho.
6- Derí, por sua vez, por enquanto, parece não contar com o apoio de Dr. Spencer, mesmo alguns achando que foi ele quem, ou seu grupo, o indicou (cara); e que seu Vice, Marco Dantas, foi fruto de um acordo celebrado pelo ou com o PT. Mas, a quem diga, também, que a chapa majoritária da Coligação “Jeremoabo de Todos Nós”, Derí/Marco Dantas, foi escolha e/ou indicação do PT, a níveis regional/municipal.
7- O certo é que, apoiados ou indiciados ou não por PT/Dr. Spencer (grupo) ou vice-versa, ambos estão unidos, Deri/Marco, via PP/PT, além de PSC-PTB-PSB-PDT, todos integrantes da coligação. E assim, estamos vendo o desenrolar da campanha das eleições deste ano de 2008 em Jeremoabo, que por culpa de todos ou de uma grande maioria do seu eleitorado, poderá ver de novo no poder alguém que já se conhece ou uma pessoa que vem chegando de vagarinho, que não é filho da terra, mas a tem como se sua fosse, por adoção; a quem cabe, caso seja vitorioso, virar completamente a página da história política, não da sua oficial, mas de nossa terra.
8- Aliás, a pretexto disto, há muito tempo que estamos afirmando: já passou da hora de acontecer aqui (Jeremoabo) o que aconteceu em Pedro Alexandre, embora achemos que a semelhança difere um pouco da de lá. Entretanto, sabe-se que para tal fato tornar realidade, foram os nossos políticos que fixaram as regras para o surgimento de uma pessoa que não seja natural daqui chegue ao centro do poder Jeremoabense; caso, repetimos, isto aconteça. Regras essas, que germinaram e nasceram, em razão da ineficácia administrativa e pela falta de pessoas que puderam, poderiam ou não lhes deram o espaço devido, para construírem um cenário político totalmente diferente do que temos visto há quase 20 anos.
9- Por outro lado, já postamos aqui mesmo neste Portal, artigo intitulado É HORA DE MUDAR. Naquela época, eis o que dissemos – trechos da matéria: ... “”” É certo que ainda persistem, a qualquer custo, continuarem direta ou indiretamente na permanência do poder. Por isso, é mister que lhes prolate a sentença condenatória, não a lavrada e assinada por um Magistrado que teve sobre a cadeira de uma Universidade e ostenta um canudo/anel além dum termo de posse que lhe proporciona a aplicação dos artigos, itens e parágrafos; mas, sim, pelos “juízes do voto” – todos os eleitores (nós) ”””. ... “”” Se pecamos e reconhecemos nosso pecado, arrependa-mo-nos e não recuemos para que o estado futuro não seja pior do que o do anterior e do presente. O próprio Cristo, disse: (vá e não peques mais). Ele perdoou, mas ordenou que não praticássemos o mesmo ato condenatório, o pecado. É assim que devemos proceder e principalmente nos comportar naquele dia, você sabe muito bem qual é ”””.
Estava indo para o trabalho pensando em como neste ano de eleição fica a cidade. Os carros estão com o sorriso estampado de candidatos, carros de som os anunciam, fotos espalhadas por toda parte com uma nova propaganda e marketing, e logo, logo a TV e o rádio começara a dar espaço para que cada um defenda sua idéia e faça suas promessas.
Com nossa mente sendo bombardeados com tantas fotos, tantos dizeres, bandeiras é impossível não pensar em eleição, políticos e olhar para a cidade e ver que nem todas as promessas foram cumpridas.
Cada candidato precisará do voto e da aprovação do povo para realmente se eleger, e muitas vezes para isso oferecem soluções rápidas, e que não são douradoras, para problemas existentes. São festas, carreatas, palanques, discursos e dinheiro muito dinheiro. E o povo carente, e cheio de promessas que não foram cumpridas, como uma escola mais descente para o bairro, uma rua asfaltada, saneamento básico nas casas, posto de saúde e hospitais limpos com médicos descentes, entre outras escutam as mesmas promessas e aguardam que o próximo irá cumprir todas elas.
É engraçado como ao mesmo tempo em que pensava neste ano de eleição e tudo mais, me veio à mente o amor Deus e de Jesus pelo seu povo. Estranho comparar política com Deus, mas tenho a certeza que ela tem tudo a ver com Ele. Não que Deus seja político e muito menos que Ele não cumpra suas promessas. Mas toda e qualquer autoridade instituída aqui na terra tem a permissão de Deus.
A maior promessa que Ele fez a que todos não teriam coragem de fazer foi concretizada com a morte e ressurreição de seu filho Jesus Cristo. Hoje só aguarda que seu povo o eleja como Senhor e salvador para que essa promessa se torne real, com vida em abundancia.
Como Pai de amor e gentil Ele nunca invadirá a sua vida e dirá aquilo que você deve fazer, mas ele espera que o povo perceba que o único que pode realmente cumprir todas as promessas feitas, trazer paz ao seu coração, cuidar verdadeiramente do seu corpo e de sua alma é Jesus.
Por isso neste ano de eleição, vote consciente, vote naquele que todas as manhãs está na sua porta e bate a espera que você abra, vote naquele que deu a sua vida para te salvar e te dar verdadeiramente a paz que excede todo o entendimento, vote em Jesus.
E para sua cidade reflita, pense, ore, para que realmente você possa escolher um candidato que a represente e que traga mais do que promessas vazias, festas sem resultados. Escolha um pelas suas ações e obras e não por suas palavras, promessas e beleza.
Abraços
Emmanuelle Cox